Você está aqui: Página Inicial Assistência Estudantil e Inclusão Social
« Outubro 2020 »
Outubro
SeTeQuQuSeSaDo
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
 

Assistência Estudantil e Inclusão Social

 

    A UFSCar, historicamente, esteve preocupada com a democratização do acesso à Instituição com a garantia de que os alunos oriundos de camadas da população sócio-economicamente desfavorecidas nela permanecessem para obter uma formação de qualidade.

    As diretrizes aprovadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar, em 2004, projetaram a expansão da Universidade – na perspectiva de garantir a manutenção da qualidade conquistada, o desenvolvimento de ações e apoio que ampliassem as oportunidades de acesso e permanência dos estudantes na Instituição, contribuindo para o enfrentamento da exclusão social.

    O Programa Social para Discentes da UFSCar tem por objetivo apoiar alunos veteranos e ingressantes, matriculados em cursos de graduação presenciais, para obtenção do seu primeiro diploma de graduação, e que apresentem situação de vulnerabilidade sócio econômica devidamente comprovada. São considerados alunos de primeira graduação aqueles que não possuem nenhum curso superior anterior ao ingresso na UFSCar.

    Após ser aprovado no processo de seleção no Programa Social para Discentes, o aluno poderá ter direito aos seguintes tipos de apoio:

    I – Bolsa-atividade: constitui-se em ajuda de custo destinada prioritariamente aos calouros da UFSCar, que, em contrapartida, desenvolvem atividades por oito horas, vinculadas a projetos em departamentos acadêmicos ou administrativos da Universidade.

    II – Bolsa-moradia: disponibiliza vagas na moradia estudantil interna (apartamentos mobiliados, localizados dentro do campus de São Carlos com capacidade para 468 estudantes) ou externa (imóveis alugados e mobiliados nos três campi).

    III – Bolsa-alimentação: compreende a outorga do direito a duas refeições gratuitas no restaurante universitário do respectivo campus, em dias e horários de funcionamento.

    Vale ressaltar que independentemente de ser beneficiado pela bolsa alimentação, todos os alunos de graduação e pós-graduação têm as refeições subsidiadas, de forma que o valor pago pelas refeições é reduzido. O valor da refeição para o aluno de graduação é de R$ 1,80.

    IV – Bolsa-transporte: os alunos de Araras e Sorocaba que possuem a bolsa moradia e residem em locais distantes do campus recebem, em espécie, o valor correspondente a dois vales-transporte durante os dias letivos.
Todas as bolsas possuem regulamentos próprios que devem ser observados.

    Na UFSCar – campus São Carlos - há uma Unidade de Atendimento à Criança. Os filhos dos alunos de graduação e pós graduação, regularmente matriculados na UFSCar, com idade entre 3 meses a 5 anos, podem ser assistidos pela Unidade de Atendimento à Criança (UAC), desde que  haja  disponibilidade de vagas.

    Os estudantes e servidores da UFSCar no campus São Carlos são assistidos gratuitamente na área médica, de odontologia e enfermagem pelo Departamento de Assistência Médica e Odontológica – DeAMO.
Além disto, no campus São Carlos são oferecidas atividades físicas e desportivas para os alunos interessados por meio de ações coordenadas pelo Departamento de Esportes – DeESP.

    Ampliando os programas desenvolvidos, a PROACE desenvolve o Programa de Acolhimento e Apoio aos Estudantes nos três campi da UFSCar. Este Programa tem por objetivo estabelecer espaço de acolhimento, escuta e resolução de demandas que possam advir da comunidade universitária, bem como proporcionar espaço de partilha e de troca de conhecimentos, de valores culturais e a construção de relações solidárias entre alunos, professores e funcionários.

    Metas alcançadas com o cronograma de execução:

     Ampliando os programas desenvolvidos, a PROACE desenvolve o Programa de Acolhimento e Apoio aos Estudantes nos três campi da UFSCar. Este Programa tem por objetivo estabelecer espaço de acolhimento, escuta e resolução de demandas que possam advir da comunidade universitária, bem como proporcionar espaço de partilha e de troca de conhecimentos, de valores culturais e a construção de relações solidárias entre alunos, professores e funcionários.

    Houve ampliação no atendimento as diferentes modalidades de bolsas (moradia, alimentação, transporte e atividade) e todos os alunos em situação de vulnerabilidade social foram atendidos, nos três campi.
Em relação à moradia tem-se o aumento da oferta deste tipo de apoio aos estudantes nos três campi ao longo dos últimos três anos.

 

 

Gráfico ProAce

 

    Em relação à alimentação tem-se o aumento da oferta deste tipo de apoio aos estudantes nos três campi ao longo dos últimos três anos.

 

 Tabela 1 ProAce

 

     No ano 2010, a UFSCar passou a ofertar o jantar para os estudantes e servidores dos campi de Araras e Sorocaba.

     Em relação à bolsa atividade tem-se o aumento da oferta deste tipo de apoio aos estudantes nos três campi ao longo dos últimos dois anos.

     Os dados da tabela abaixo de 2010 referem-se até o mês de agosto.

    

Tabela 2 ProAce                                                                                                             

     

    Em relação à bolsa transporte tem-se o aumento da oferta deste tipo de apoio aos estudantes dos campi de Araras e Sorocaba ao longo dos últimos três anos.

 Tabela 3

 

 

Metas:

 

  • Desenvolvimento de um sistema de acompanhamento do aumento da demanda por auxílios financeiros para os benefícios: bolsa atividade, bolsa alimentação, moradia e transporte decorrentes do aumento de vagas.
  • Construção de mais vagas nas moradias estudantis.
  • Investir na formação continuada  de servidores no âmbito da PROACE.

 

      Estratégias para alcançar as Metas:    

  •  Manter a oferta do Programa de Acolhimento e Apoio aos Estudantes da UFSCar desenvolvidos no âmbito do DeSS/PROACE.
  • Manter e ampliar a oferta do Programa Social para Discentes da UFSCar.
  • Ampliar e construir infra-estrutura nos três campi nas áreas de atendimento da saúde física e mental, do esporte e atenção à criança.
  • Prosseguir com a oferta de alimentação e realizar investimentos em infra- estrutura.
  • Prosseguir com a oferta de moradias estudantis e realizar investimento em infra-estrutura.
  • Desenvolver parcerias da PROACE com os diversos setores da UFSCar, em especial com a PROGRAD para o desenvolvimento de ações de acompanhamento pedagógico e assistência estudantil.
  • Realizar avaliação dos serviços ofertados pela PROACE/UFSCar.
  • Contratação de pessoal para o quadro nos três campi.
  • Investir na capacitação do quadro de servidores na perspectiva de trabalhos integrados intercampi e de cunho interdisciplinares.
  • Elaboração de um banco informatizado de dados sobre os bolsistas – Departamento de Serviço Social/PROACE.
  • Elaboração de um banco informatizado de dados de alunos nas moradias estudantis Seção de Moradia/PROACE.
  • Criação da Seção de Moradia – SeM/PROACE

 

Indicadores:


  • Espera-se como resultado das ações acima descritas:

Obtenção de informações sobre auxílios financeiros para os benefícios no âmbito da PROACE.

  • Aumento do número de vagas em moradias estudantis.
  • Aumento do número de servidores, no âmbito da PROACE, em cursos de atualização profissional.

 

 

Ações do documento
Últimas Atualizações
  • Atualização Equipe REUNI - 16/10/2012
  • Novas Notícias - 26/08/2012
  • Novas Fotos de Obras - 23/08/2012